ALONGAMENTO
Os exercícios de alongamento são importantes em qualquer atividade esportiva e visam ao aumento da flexibilidade, permitindo uma melhor amplitude dos movimentos, pois promovem um estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento.
Muitos confundem Flexibilidade com Alongamento, por isso é necessário diferenciar os dois termos. Segundo Johnson & Nelson (1969), citados por Marins & Giannichi (2003), "flexibilidade é a habilidade de mover o corpo e suas partes dentro dos seus limites máximos sem causar danos às articulações e aos músculos envolvidos", portanto, flexibilidade é uma característica física e pode ser influenciada por vários fatores como a idade, sexo, massa muscular e a hora do dia, e representa um elemento importante na maioria das modalidades esportivas, contudo, é necessária, também, ao indivíduo sedentário, pois "a redução da flexibilidade está intimamente associada às lesões como as lombalgias." (MARINS & GIANNICHI, 2003).
Já os alongamentos são exercícios que promovem o aumento da flexibilidade. São fáceis de realizar, mas quando realizados de forma incorreta podem prejudicar e ocasionar lesões, por isso deve-se prestar atenção à postura e ao alinhamento do corpo; podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar.
Melhor flexibilidade traz muitos benefícios, não só para o atleta como para todas as pessoas, pois reduz a tensão muscular, aumenta a amplitude dos movimentos favorecendo a movimentação do dia-a-dia, previne lesões e facilita a realização de atividades físicas como o ciclismo.
Antes e durante os exercícios de alongamento, contudo, é importante observar algumas recomendações:
- Realizar um aquecimento de 5 a 10 minutos;
- Alongar de forma lenta e gradual até sentir um pequeno desconforto;
- Sustentar a posição por 10 a 30 segundos;
- Evitar movimentos bruscos durante os exercícios;
- Retornar à posição original de forma suave;
- Observe a postura e o alinhamento do corpo;
- Respeite os seus limites.

Existe ainda muita controvérsia sobre o fato de os alongamentos previnirem lesões, mas, mesmo assim não devemos parar de fazer os exercícios antes e após a prática esportiva, procurando sempre o aconselhamento de um profissional de educação física.
Veja abaixo alguns links com sugestões de exercícios de alongamento e boas pedaladas.

FONTES E REFERÊNCIAS

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático. 3ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

2 comentários:

  1. FEATURED SLIDE SHOW na HOME PAGE.... Mas como esta METIDAAAAA a ANDRESSA..KKKK.... Falando serio: Ficou bem legal. Ja te mandei as perguntas, não tenha pressa para responder... TA PRONTOOOOOOO !!!! KKKKK

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto andressa, bem explicativo, mas vale a pena lembrar tbm que muitos atletas usam o alongamento para terminar de romper as fibras depois de uma sessão de treinamentos, se é mito ou verdade isso vai de cada atleta e da intensidade de treino!!! mas como vc disse isso sempre acopanhado de um profissional...

    aaa vc esta linda nas fotos, gostei do "macacão" ... vc não pensa em criar uma grife sua em parceria com a mhp de roupas femininas??? minha mulher iria amar, rsrs...

    é isso ai

    t+++

    ALEMÃO CATATAU

    ResponderExcluir