O USO DA CREATINA

A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. Ela é quebrada em creatinina após o exercício físico dos músculos. O seu nível é equilibrado pelos rins, e logo após ela é eliminada pela urina. Geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos (principalmente da carne e peixe). Entretanto, a síntese de creatina no fígado é suficiente para as atividades normais do dia-a-dia. Em função disso, apesar de os vegetais não conterem creatina, os vegetarianos não sofrem por sua deficiência.
O uso da creatina vem sendo alvo de pesquisas e os especialistas ainda não têm uma resposta, mas já sabem um bocado a respeito. É inegável que a suplementação de creatina torna a musculatura mais resistente. Há evidências experimentais de que ela possibilita um melhor desempenho em atividades de força e também em esportes que necessitam de explosão muscular. Então, em atividades físicas, onde ocorre o uso de suplementos, a mesma quando associada a exercícios com sobrecarga, gera volumização e irrigação muscular com maior captação de nutrientes e oxigênio para os músculos. Esta volumização ocorre de modo rápido.
Porém, o seu uso, seja para fins estéticos como para fins esportivos, devem ser acompanhados por um Nutricionista especializado em Nutrição Esportiva, para evitar efeitos adversos que podem ser desde cãimbras como sobrecarga dos rins.
Antes mesmo da liberação ao uso que a ANVISA concedeu, o produto era facilmente encontrado (no Brasil) em lojas de suplementação alimentar e de artigos esportivos, sem que o possível usuário tivesse que recorrer a vias duvidosas para adquirir o produto. Até mesmo uma marca nacionalmente conhecida comercializava.  A proibição foi revogada, em abril de 2010,  com a publicação de uma nova regulamentação de alimentos para atletas, onde há uma recomendação clara para o uso do suplemento a base de creatina apenas para atletas que praticam exercícios de alta intensidade.


Com o uso da creatina, você realmente percebe um aumento significativo de força, resistência e volume muscular.  Mas quando estiver na fase de definição muscular, é interessante suspender o uso, pois a creatina retém líquido intracelular, e pode dar aquela “embaçada” na musculatura. 

Andressa Vieira



6 comentários:

  1. Olá, Andressa. Tem esse blog que também contém informações de como ciclar a creatina.
    http://www.hipertrofia.org/blog/2010/12/24/como-ciclar-a-creatina/#more-1846

    Bom 2011.

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog Andressa. Eu sou meio preguisozão mas mesmo assim vou à academia 3 vezes por semana e jogo futebol aos sabados, hahahaha, mas sou gordinho memso assim! Hahahahaha. Minha esposa já é disciplinada e até é mais forte que eu em alguns exercícios na academia, hahahha. Ainda bem que ela se cuida né? Ela fala que vai ser atleta fitness, vamos ver... Mas esse ano (olha a promessa de novo), tudo vai mudar e eu vou entrar em forma.

    Eu também tenho um blog passa lá pra conhecer.

    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Great blog!
    Happy new year 2011!!!

    Ciao ciao from Rome
    BExCLUSIVE MAGAZINE

    http://bexclusivemagazine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas informações
    em todo blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ola querida amiga, lindo blog! Um Ano Novo repleto de sucessos. Abraços Viagens

    ResponderExcluir
  6. Oi, comecei a ler seu blog hoje e ja virei fã, seus textos são de fácil entendimento e não da aquela canseira ao ler, ja tirei muitas dúvidas que tinha em mente. Muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir