refeição pós-treino




A busca pelo corpo perfeito tem aumentado significativamente a procura por exercícios físicos específicos nos últimos anos. Uma alimentação balanceada é  fundamental para permitir que esportistas alcancem seus objetivos, sejam eles em desempenho, estéticos ou de qualidade de vida.
As proteínas são estruturas formadas pela ligação de aminoácidos, que apresentam com função principal no organismo a síntese de peptídeos e proteínas. O consumo de proteínas para pessoas fisicamente ativas deve ser próximo a 1,2g/kg de peso por dia (SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE, 2003). Essa concentração atende às necessidades de praticantes de atividades intensas e moderados.
A maioria dos alimentos fontes de proteína, que são as carnes, leites e queijos, oferecem grande quantidade de gordura associada, portanto, para ingerir uma dieta com alta concentração de proteína através de alimentos naturais, a ingestão de gordura fica muito aumentada, o que não é  benéfico na busca de um corpo saudável.
Após a prática de qualquer atividade física, a musculatura precisa de descanso para ser recomposta, nesse momento, os músculos estão “famintos”, eles precisam de hidratos de carbono para poder recuperar a energia, e de proteínas para iniciarem o processo de reconstrução muscular. Quanto mais cedo os providenciar, mais rápido o corpo iniciará este processo. O objetivo da refeição pós-treino é fornecer os nutrientes necessários para recuperar energia e iniciar a reconstrução muscular.
Os alimentos protéicos apresentam variações no seu potencial biológico, alimentos com matéria alimentar muito composta, tem uma digestão lenta, e então demoram para disponibilizar aminoácidos para a musculatura. Os nutrientes oferecidos no período pós-treino devem ser de alto valor biológico, ou seja, no processo de absorção eles devem ser aproveitados pelo corpo em grande quantidade.
A proteína do soro do leite, mais conhecida pelo termo americano “ Whey protein” ,  é uma  proteína  de rápida absorção e alto valor biológico, por isso é muito consumida como suplemento protéico nas primeiras horas após o treino.
O Simply Whey é produzido a partir de ultra filtragens de soro fornecendo uma proteína verdadeira que contém todos os aminoácidos essenciais e tem alto índice de BCAAs,  esta técnica permite ao suplemento uma proteína com ótima absorção e nbconcentração protéica por dose. Em uma única dose do Simply Whey é fornecida 22g de proteína e apenas  2g de gordura, o que seria impossível ser alcançado por alguma fonte alimentar natural protéica.
Os alimentos fonte de proteína, estão associados a altas concentrações de gordura, por exemplo um fié de frango médio de 100g oferece em torno de …….. g de proteína e ——g de gordura, sendo que grande parte dessa  gordura é saturada – gordura que aumenta o colesterol ruim (LDL). Portanto, a suplementação com Simple whey é recomendada para quem pretende aumentar sua ingestão proteica de alta qualidade sem ingerir muita gordura associada.
O Simply Whey ainda é enriquecido com aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs). O que incorpora ao suplemento a função de acelerar a recuperação muscular no pós-treino e reduzir a fadiga durante o treino. Diferente de grande parte dos suplementos proteicos que são difíceis de serem dissolvidos, e deixam gosto residuais ruins, o Simply Whey dissolve em água facilmente e apresentam sabores muito agradáveis – bebida instantânea e saborosa.

Nutricionista Leticia Penedo

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário